• jucoutinho7

ADIDAS X NIKE

Conheça um pouco sobre essas duas marcas super famosas



O estilo de rua é um dos elementos do Hip Hop que carrega por gerações o estilo autêntico, despojado e confortável. Essas duas marcas são consideradas as maiores empresas do ramo esportivo na atualidade, buscam aprimoramento tecnológico em seus produtos, fazem grandes campanhas publicitárias, patrocinam atletas, porém, a “vitrine” maior é no futebol, esporte número 1 do mundo.


A Adidas é a mais antiga, uma empresa alemã fundada em 1949 e além da indústria do esporte, a indústria da música foi a grande responsável por levar a marca ao mundo. A Adidas ganhou visibilidade após o velocista americano Jesse Owens usar os “calçados das três listras” nos Jogos Olímpicos de Verão em 1936 e obter 4 medalhas de Ouro.



Existem mais de 900 canções citando a Adidas e inúmeros rappers fizeram parte do processo de potencialização da marca, como: Laurin Hill, Outkast, Snoop Dog, mas quem elevou o nível foi o trio Run DMC em 1986, com a música “ My Adidas”, com os clássicos adidas originals. Foi a primeira vez que uma empresa de tênis investiu num grupo de hip hop. Confira:




O Run DMC conectou a adidas porque eles se vestiam da mesma

forma no palco e nos clipes, enquanto artistas de rap anteriores como Melle Mel e Afrika Bambaataa usavam couro ou trajes elaborados de inspirações africanas.



Cada vez mais artistas de hip hop aderiram ao estilo, como: Lil Wayne, Beyoncé, The Game e Asap Ferg, mencionando a marca nas letras e lançando produtos e coleções.



O Rapper, empresário e designer Kanye West mudou a história da Adidas e da moda da nova geração quando rompeu com a Nike levando sua marca Yeezy pra dentro da adidas em 2015, lançando vestuários e tênis com edições limitadas que são vendidas em questão de minutos após o lançamento.


Já a Nike é uma marca americana que surgiu em 1964 e ganhou popularidade ao fechar contrato com o tenista Ilie Nastase em 1972, um ano antes do esportista se tornar o número 1 do tênis.




Com o modelo de tênis Air Jordan, produzido exclusivamente para Michael Jordan no final de 1984 e lançado ao público em 1985, a marca ganhou destaque no Hip Hop, já que o basquete está ligado diretamente à cultura de rua, e o par de Jordans é um grande desejo dos jovens desde o seu lançamento.

Recentemente, o tênis da Nike que teve influência direta com o rap vendendo centenas de milhões de pares foi o Air Force, cujo primeiro par chegou ao mercado em 1982, época em que o hip hop e o basquete de Michael Jordan estavam em alta.











Embora não haja contagem oficial, é seguro dizer que os Air Forces Ones foram promovidos liricamente e visualmente por rappers como Nelly - Air Force One (2002).




Incontáveis artistas do hip hop consolidaram a marca como Jay Z, Dj Khaled, Drake, Travis Scott e vários outros. Em qualquer lugar do mundo você vai ver alguém usando Nike ou Adidas. Ambas contribuem para a cultura promovendo eventos e movimentando um de seus elementos, o estilo de rua.


Vale lembrar que essas duas empresas nunca deixaram de ser parte das grandes corporações, que possuem na liderança esse mesmo padrão: histórico de violações dos direitos trabalhistas como o trabalho infantil, más condições de trabalho, cargas horárias excessivas gerando manifestações e greves como Yue Yuen industrial (2014) em fábricas da China que fabricam os produtos das duas marcas.











Menino paquistanes costurando bola da Nike.


Matéria sobre a greve disponível em: https://revistaforum.com.br/noticias/greve-de-mais-de-30-mil-trabalhadores-que-produzem-para-nike-e-adidas/


Por isso o consumo consciente é muito importante e adquirindo de marcas locais você ajuda a valorizar a mão de obra de muitos artistas independentes da sua quebrada. Você tem alguma marca local para indicar? comenta aí


Por: Juliana Coutinho