• jucoutinho7

Brechó ou Bazar ? Qual a diferença?

Buscar produtos com materiais sustentáveis e de qualidade ou adquirir uma peça que já existe é uma maneira de praticar a moda consciente. Sendo o famoso “garimpeiro” em bazares e brechós, você consegue ter acesso a peças únicas, de qualidade e totalmente diferentes. Mas você sabe qual a diferença entre os dois?


Bazares normalmente são locais mais bagunçados, com várias peças amontoadas e sem seleção, onde normalmente as pessoas que trabalham são voluntárias. Na maioria das vezes, vendem roupas com o intuito de ajudar uma causa social, podendo acontecer em casas, comunidades, garagens, igrejas, hospitais e geralmente recebem doações de roupas e vendem as peças arrecadando dinheiro para alguma causa, seja para suprir despesas ou ajudar necessitados.

A maioria dos bazares possuem datas pontuais para acontecerem, enquanto brechós estão sempre lá, como uma loja que tem dias e horários fixos de funcionamento. São vendidos itens diversos e as peças são mais baratas que o brechó! Dá pra encontrar peças incríveis e super estilosas.


Já os brechós são mais organizados e é um modelo de negócio que envolve compra e venda de roupas usadas e passam por uma curadoria onde são selecionadas as melhores peças, costurado algum defeito ou pregado um botão, além de poderem passam por uma lavagem especial para restauração da peça, como no caso do couro por exemplo, mas ainda assim mais baratas que as lojas convencionais.


Vale a pena dar uma conferida, as roupas sempre contam uma história pois são peças originais e diferentes. A moda sempre vai e volta e em lojas de departamento muitas modelagens carregam o nome de vintage, sendo na verdade a imitação do retrô, com referência em peças antigas e novos tecidos.

Dica: Vá com tempo, para tentar olhar tudo!