• sousadanielinfo

Top Cufa e o brilho da periferia

Atualizado: 22 de Out de 2020

A categoria é viva, trabalhe, pooooseeee!!!


Brincadeiras a parte... Mas o assunto aqui é beleza, cultura, glamour, representatividade, passarela e claro, moda. Isso tudo com aquela pegada urbana que dá vida e voz ao Top Cufa DF.

Mas o que é o Top Cufa?


É o concurso de beleza idealizado pela Central Única das Favelas (CUFA) que têm Celso Athayde e o rapper MV Bill como seus fundadores, que chegou quebrando padrões e vem ocupando espaço no território nacional, levando novas experiências e capacitações para jovens das periferias com idade entre 15 à 28 anos.


O intuito do Top Cufa é empoderar e valorizar a beleza da juventude periférica, fomentar o combate da discriminação e do preconceito étnico e racial, além de dar visibilidade, gerar oportunidade e possivelmente a realização do sonho de experimentar uma nova perspectiva do mundo da moda.


No ano de 2020 o concurso chegou a sua 4ª edição e com uma grande novidade, foi dada a largada para categoria masculina ampliando horizontes e dando oportunidade não só para as garotas da quebrada, mas para todos!

Finalistas Categoria Street Top Cufa 2020 (Foto: Jhon Henrique e Hay Torres/Facebook)


Ah… E como funciona?


Por meio de competição com etapas avaliativas, práticas (workshops) e sendo todas elas classificatórias influenciadas por cultura, lifestyle e moda. As etapas desse ano funcionou da seguinte forma: Inscrição online; Primeira seletiva presencial; Segunda seletiva presencial – workshop; Terceira seletiva presencial – Grande Final.


A grande curiosidade é que a final iria acontecer dia 15 de março (primeiro final de semana de pandemia) totalmente aberto ao público e com uma mega estrutura em um dos monumentos históricos, o grande Teatro Nacional localizado em Brasília. E então acabou por aí? NÃÃÃOOO. O evento passou aproximadamente 7 meses por um processo de adaptação, prezando por seguir todas as recomendações da OMS se tornou quase por completo online.


Então vamos ao que interessa!


Quando foi a tão esperada GRANDE FINAL?


A Grande Final foi gravada na primeira quinzena do mês (Outubro) e será transmitida hoje quarta-feira e nos dias 22, 23 e 24 às 21 horas na TV Comunitária (Canal 12 da Net), vale ressaltar que não tem problema se você não é assinante, a transmissão pode ser acompanhada no site www.tvcomunitariadf.com/ ,vai rolar reprise de todos episódios do desfile e dos shows no YouTube dos realizadores do evento, a CUFA DF e o Instituto Rosa dos Ventos.


Calma, vai rolar show?


Mas é claro que sim! A final contou com a presença ilustre de Larissa Luz, Rico Dalasam, Letícia Fialho com participação da Orquestra da Rua e Realleza, acompanhados pela discotecagem feita por Dj Ketlen e Dj Klap.







A premiação aos vencedores conta com kit de acessório da Sou Odara, curso completo de modelo e manequim, ensaio fotográfico com o fotógrafo oficial do concurso, Hay Torres, com direito ao book fotográfico e composite. A surpresa da vez é que todos os 32 finalistas receberão o agenciamento proporcionado pela agência de modelos Scouting.


Papel desempenhado pela Agência de Modelo Scouting


O booker nacional da Scouting, Marthan Araújo, explica que a agência é a apoiadora principal do concurso e que desempenha o papel de produtora do evento, juntamente com a CUFA DF presidida por Bruno Kesseler. Entrando com a consultoria de moda, colocando como objetivo o empoderamento dos jovens de periferia e os expondo aos holofotes, para que se tornem referência no meio social onde vivem. O intuito da empresa mesmo, é gerar oportunidade e lançar o indivíduo no mercado da moda. Marthan reforça que por esse motivo o concurso é dividido na categoria Street, representando as ruas com a pegada comercial, e o Fashion, para aqueles que sonham com o universo das passarelas.

MV Bill, Izabela Boreli e as vencedoras do ano de 2018 Queren Hapuque e Isabela Lima. (Foto: Top Cufa DF)


Para ficar por dentro do que acontece no Top Cufa DF 2020 é só acessar o site www.topcufabsb.com.br


Por: Daniel Gomes